• fig2.png
  • fig3.png
  • fig4.png
  • fig1.png
  • fig5.png

Agenda

Federação

Donec pede justo frin la velaliquetne vulputa egetenim justo.

Resultados 

Semanais

Donec pede justo frin la velaliquetne vulputa egetenim justo.

Andebol é a modalidade mais maravilhosa do mundo!

EGIPTO

2021

Bem Vindo a nossa Federação !


A Selecção Nacional masculina de andebol deixou o país na tarde de terça-feira, 12 de Janeiro, com destino ao Dubai, em trânsito para o Cairo, donde partiu imediatamente de autocarro para Alexandria, a fim de participar no Campeonato do Mundo que decorre de 13 a 31 do corrente mês. A delegação angolana viajou nos voos EK-749 e EK-927, ambos da Emirates, sendo chefiada pela vice-presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND) Nair Almeida Vilaça e tendo como coordenador António Costa, ambos antigos “internacionais”.


Pérolas dizem adeus à competição “TÓQUIO’2020” ...

TÓQUIO’2020
Pérolas dizem adeus à competição

A selecção nacional sénior feminina de andebol despediu-se, definitivamente, esta segunda-feira, 2, do torneio dos Jogos da XXXII Olimpíada de Verão, Tóquio’2020, após empatar com a Coreia do Sul a 31 golos.
No encontro, Angola procurava o passe para os Quartas-de-final. A  selecção nacional até controlou o jogo em grande parte do tempo, estando sempre em vantagem no marcador. Mas, nos minutos finais, as Campeãs africanas claudicaram e permitiram o empate. Com este resultado, as nossas Pérolas ficam na 5.ª posição do grupo A, à frente do Japão, que terminou na 6.ª e última posição. Dos cinco jogos disputados, o combinado nacional apenas venceu um (28-25), frente ao Japão. Na estreia, Angola perdeu diante do Montenegro por 22-33.  Depois, consentiu mais uma derrota, desta feita, diante da forte Noruega, quarta colocada no ranking da IHF (Federação Internacional de Andebol), por 21-30. Ainda na fase de grupos, a série de infelicidade das pérolas africanas, passou também pela Holanda, actual campeã do mundo, com a qual perdeu por 28-37.
Em 2016, no Rio de Janeiro, a Selecção Nacional acabou a prova no 8.º lugar após vencer Montenegro, na última jornada da fase preliminar por 27-25.  A melhor classificação angolana nos Jogos Olímpicos foi o 7.º lugar em 1996, numa altura em que o torneio inscrevia apenas oito seleções, ao contrário das actuais 12.

Por seu turno, o governante pediu ao grupo de trabalho (atletas e técnicos) entrega total com vista a honrar a bandeira do país. “Sabemos que uma competição deste género nunca é fácil. Mas esperamos de todas vós entrega total para alcançarem os objectivos traçados, porque acreditamos na vossa bravura em campo”, disse antes de desejar sorte à delegação nacional.

Já o “número 1” da FAAND sublinhou o facto de que sendo Angola a detentora do ceptro não ter outra aspiração que não seja a sua reconquista. “A federação criou as condições para que a selecção possa chegar a Yaoundé na sua melhor forma e sabemos que as atletas e a equipa técnica estão bastante motivadas para disputar o campeonato”, projectou, depois de recordar que a equipa conta com jogadoras experientes, algumas das quais campeãs africanas e com participações em Mundiais e Jogos Olímpicos.

A Selecção Nacional viajou para Portugal poucas horas depois da cerimónia da entrega da Bandeira. Em terras lusas cumprirá um estágio de aproximadamente duas semanas na Nazaré, onde deverá disputar entre cinco e sete jogos com equipas masculinas de diversos escalões e divisões. Inicialmente a preparação estava agendada para a Polónia, mas a imposição de um período de 10 dias de quarentena abortou o estágio.

Angola, campeã africana em título e detentora de 13 campeonatos continentais, está no grupo C da competição, ao lado do Congo-Brazzaville, Argélia e Cabo Verde. A série A é composta por Senegal, Tunísia, Guiné Conacry e Madagascar, ao passo que a B é integrado pela RD Congo, Camarões, Nigéria e Quénia.